Entenda como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) ajuda na dependência de álcool

Entenda como a Terapia Cognitivo-Comportamental pode ajudar na dependência de álcool. Envolver-se em comportamentos nocivos ao beber não só pode ter consequências sociais, como acidentes de carro ou violência. Mas, os custos de saúde também podem ser graves, variando de desmaios e quedas a danos no fígado, envenenamento por álcool e outros danos irreversíveis. 

Felizmente, o tratamento eficaz está disponível para o transtorno do uso de álcool. Então, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma das abordagens de psicoterapia mais populares para o tratamento do transtorno do uso de álcool .

Portanto, este artigo explicará a terapia cognitivo-comportamental para dependência e especificamente alcoolismo, sua eficácia e o que esperar durante uma sessão de aconselhamento.

Terapia Cognitivo-Comportamental / Foto Canva Pró

O que é terapia cognitivo-comportamental (TCC)?

 

A terapia cognitivo-comportamental (TCC), é amplamente considerada a modalidade de tratamento de psicoterapia preferida para o transtorno do uso de álcool. 

Mas, a TCC, também chamada de terapia da fala, combina técnicas terapêuticas, de ambos os aspectos da cognição.

Mas, também, do comportamento para ajudar os indivíduos a reconhecer e resolver padrões distorcidos de pensamento, que muitas vezes influenciam seu comportamento, levando ao transtorno do uso de álcool. 

Então, a principal suposição do modelo CBT é que seus pensamentos, emoções e comportamentos estão todos conectados. 

Por exemplo, se você pensa mal de si mesmo, então, tende a se sentir sozinho e deprimido, o que pode levá-lo a beber álcool para atenuar sua dor interna.

Certamente, a TCC é uma abordagem de terapia focada no problema, o que significa que o objetivo é encontrar soluções saudáveis, ​​para seus problemas atuais, em vez de focar nas razões subjacentes de por que você está tendo esses problemas. 

Aliás, a TCC foi descoberta pela primeira vez na década de 1960, quando o psicanalista Aaron Beck detectou um padrão de distorções cognitivas, entre seus pacientes com depressão. Então, ele notou que muitos de seus pacientes expressavam padrões de pensamentos irracionais e exagerados, que ele observou serem atribuídos a deficiências cognitivas.  

Ou seja, com essas descobertas, Beck começou a ver a depressão como um distúrbio cognitivo, e não como um distúrbio do humor. Em última análise, sua pesquisa levou ao desenvolvimento da teoria cognitiva, que agora é conhecida como CBT. 

O Modelo CBT: Terapia Cognitivo-comportamental

 

O modelo CBT é usado como uma estrutura para obter uma compreensão do comportamento problemático de uma pessoa. Os princípios centrais do modelo CBT, estão centrados nas cognições ou crenças de uma pessoa sobre si mesma, o mundo e as pessoas ao seu redor. Os 3 níveis de cognição no modelo CBT são: 

 

  • Crenças centrais, ou esquemas: Crenças centrais são crenças subjacentes, ou esquemas, que uma pessoa mantém sobre si mesma, sobre os outros e sobre o mundo. Contudo, normalmente, eles são influenciados por experiências da primeira infância e vistos como factuais e absolutos. Mas, quando acionadas, as crenças centrais negativas geralmente levam a distorções cognitivas e pensamentos automáticos.
  • Distorções cognitivas ou crenças disfuncionais: As distorções cognitivas são definidas como as crenças irracionais que as pessoas mantêm. Sendo assim, essas suposições são provavelmente irracionais e falhas. Por exemplo, você pode achar que pedir ajuda é um sinal de fraqueza.
  • Pensamentos automáticos, também chamados de pensamentos automáticos negativos (NATs): Ou seja, os pensamentos automáticos, especificamente os pensamentos automáticos negativos, são aqueles que surgem involuntariamente em determinadas situações. Mas, esses pensamentos intensificam o comportamento problemático. Por exemplo, se você tem um AUD, pensamentos automáticos negativos podem fazer com que você subestime sua capacidade de lidar com uma situação difícil e provavelmente levá-lo a se envolver em problemas com a bebida.

Com base na relação entre crenças centrais, distorções cognitivas e pensamentos automáticos:

 

No entanto, estudos mostraram que comportamentos problemáticos podem ser alterados por meio da reestruturação cognitiva. Em outras palavras, você pode modificar comportamentos não saudáveis ​​alterando padrões de pensamento não saudáveis.

Durante a Terapia Cognitivo-Comportamental para dependência, seu terapeuta o ajuda a classificar seus problemas em categorias básicas, como: 

 

  • Situações.
  • Ações.
  • Emoções.
  • Sentimentos físicos.
  • Pensamentos.

Então, cada uma dessas categorias pode impactar diretamente uma à outra. Mas, em outras palavras, seus pensamentos e sentimentos sobre uma experiência específica, podem influenciar como você a interpreta emocionalmente e responde ativamente a ela. Aliás, Durante a terapia comportamental, você e seu terapeuta serão capazes de identificar e reconstruir padrões prejudiciais nessas áreas. 

Como funciona a Terapia Cognitivo-Comportamental?

 

A terapia comportamental é baseada no conceito de que o comportamento humano pode ser aprendido, desaprendido e reaprendido de uma nova maneira. no entanto, o primeiro passo da terapia comportamental é determinar se um padrão comportamental específico tem um impacto negativo em sua vida.  Ou seja, em caso afirmativo, a segunda etapa envolveria você trabalhando para mudar os comportamentos problemáticos, associados ao padrão de pensamentos e sentimentos identificados. 

Sendo assim, usada em conjunto com a terapia cognitiva, que ajuda você a obter mais controle sobre seus pensamentos, a terapia comportamental visa minimizar e substituir comportamentos problemáticos, por meio do treinamento de habilidades. Para o tratamento de transtornos relacionados ao uso de álcool, a terapia comportamental pode envolver o aprendizado de como controlar os desejos e adotar estratégias de enfrentamento mais saudáveis. 

Quanto tempo dura a Terapia cognitivo-comportamental ?

 

Ao contrário de outras psicoterapias que podem ter um foco mais amplo, a duração do tratamento CBT é tipicamente breve e pode ser realizada de forma eficaz em 5 a 20 sessões. Contudo, o tratamento varia de pessoa para pessoa. Ou seja, os fatores a serem considerados em relação à duração do tratamento incluem: 

  • Natureza do problema ou distúrbio.
  • Gravidade e complexidade do problema.
  • Progressão e conforto com o plano de tratamento.

Terapia cognitivo-comportamental é diferente de outras terapias?

 

Os seguintes atributos diferenciam a TCC de outras psicoterapias:

  • Acessibilidade, com muitos profissionais de saúde mental sendo treinados em TCC.
  • Autodirigido, com o objetivo de ajudá-lo a identificar e resolver seus próprios problemas.
  • Focado no presente, preocupado com pensamentos e ações atuais em vez de questões passadas.
  • Orientado para o problema, estruturado para focar em problemas específicos e estabelecer objetivos práticos.
  • Colaborativo, no qual você e seu terapeuta trabalham juntos para resolver seus problemas atuais.

A terapia cognitivo-comportamental também se diferencia de outras terapias na medida em que utiliza uma variedade de intervenções em sua abordagem, tais como: 

 

  • Terapia exposta.
  • Intervenções motivacionais.
  • Gerência de contingência.
  • Relaxamento e redução do estresse.
  • Interpretação de papéis.
  • Prevenção de recaídas .

Como a Terapia Cognitivo-Comportamental, é usada na terapia?

 

A CBT, pode ser realizada em sessões individuais, ou em sessões de grupo com outras pessoas que estão, lutando com problemas semelhantes, como um alcoólatra. Então, as sessões solo, podem durar cerca de 30 a 60 minutos e podem ocorrer semanalmente ou semestralmente.  Mas, durante sua primeira sessão de TCC, você e seu terapeuta podem revisar as informações básicas, e discutir se a TCC é o tratamento certo para você.

Por exemplo, se você estiver recebendo Terapia Cognitivo-Comportamental por dependência de álcool, as perguntas típicas podem ser:

  • Trabalho, família e vida social.
  • Uso de álcool e outras drogas.
  • Gatilhos internos e externos.
  • Intensidade e frequência dos desejos.
  • Tratamentos anteriores.
  • Objetivos da terapia.
  • Opções alternativas de tratamento se a TCC não for uma opção apropriada.

Se você e seu terapeuta decidirem seguir em frente com a terapia cognitivo-comportamental para o vício, as sessões iniciais podem ser realizadas trabalhando juntos para desconstruir os problemas que podem estar contribuindo para o seu transtorno por uso de álcool. Durante esse período, você pode ser solicitado a usar um diário para registrar seus pensamentos, sentimentos e comportamentos.  Você e seu terapeuta trabalharão juntos para identificar quaisquer padrões irracionais, ou obstrutivos que estejam contribuindo para o uso de álcool e desenvolver estratégias para resolvê-los. 

À medida que o tratamento continua, as sessões podem envolver: 

 

  • Verifique seu humor e nível de conforto com o ritmo da terapia e progresso.
  • Feedback sobre o dever de casa atribuído durante a sessão anterior.
  • Discussões sobre as mudanças feitas.
  • Planos para estabelecer novas metas.

Além disso, Embora a TCC seja frequentemente realizada em uma clínica ou escritório, o tratamento também pode ser oferecido em ambientes externos, em sua casa ou online.

Quão eficaz é a Terapia Cognitivo-Comportamental

para dependência de álcool?

 

A TCC é altamente eficaz. Além de ser universalmente reconhecida como baseada em evidências pela maioria das diretrizes clínicas e respaldada por uma quantidade considerável de dados científicos, a TCC também é considerada o padrão-ouro da psicoterapia, especialmente para o tratamento de vícios, como o transtorno do uso de álcool.  Então, a TCC para dependência tem o potencial de melhorar significativamente a qualidade de vida de um indivíduo, capacitando-o para: 

 

  • Identificar e mudar padrões de pensamento distorcidos.
  • Reconhecer gatilhos externos e internos.
  • Criar  estratégias para enfrentar e lidar com as crises, e dificuldades.
  • Use habilidades de pensamento crítico para resolver problemas.
  • Determine seu próprio caminho saudável para o tratamento.
  • Aborda os medos em vez de evitá-los.
  • Construir confiança em suas habilidades.
  • Desenvolva as melhores maneiras de se comunicar.

Usando a Terapia Cognitivo-Comportamental para Tratamento de Álcool:

 

Muitas pessoas se envolvem no uso pesado de álcool para lidar com emoções ligadas a distorções cognitivas, eventos problemáticos ou outros distúrbios de saúde mental. Portanto, com o passar do tempo, à medida que o consumo excessivo de álcool aumenta, apesar das consequências prejudiciais que isso pode ter para sua saúde, relacionamentos e/ou carreira, ele pode desenvolver um transtorno relacionado ao uso de álcool. Ou seja, um alcoólatra pode piorar as sensações, desenvolvidas por gatilhos desenvolvidos e frequentes do paciente, especialmente quando esses gatilhos ocorrem concomitantemente com outros distúrbios, como depressão ou ansiedade. 

No entanto, a TCC é uma escolha líder no tratamento de dependência.  Então, demonstrado que a TCC ajuda a reduzir as taxas de recaída para um transtorno por uso de álcool e outros vícios e, em geral, tem se mostrado eficaz em todos os aspectos do tratamento do transtorno por uso de substâncias. Esta abordagem,  é eficaz como terapia isolada e também é usada em combinação com outras estratégias de tratamento. 

Então, podemos usar uma variedade de habilidades de enfrentamento para ajudá-lo a reconhecer e reestruturar pensamentos e padrões comportamentais prejudiciais. Mas, durante sua avaliação inicial para transtorno do uso de álcool, seu terapeuta o ajudará a identificar gatilhos subjacentes e habilidades de enfrentamento prejudiciais que estão relacionadas ao seu uso de álcool.

Além disso, a estrutura orientada para o problema da CBT aumenta sua capacidade de prever problemas antes que eles surjam e gerenciar melhor situações difíceis

Ao continuar seu tratamento para alcoolismo, você e seu terapeuta irão:

 

  • Discuta os resultados positivos e negativos do uso contínuo de álcool.
  • Mantenha um registro para rastrear os desejos, a fim de reconhecer as circunstâncias que aumentam o risco de uso de álcool.
  • Identifique os gatilhos que levam a desejos e comportamentos compulsivos.
  • Desenvolva um plano para gerenciar os desejos e evitar situações de risco.
  • Aprenda habilidades para melhorar o autocontrole.

Por fim, a eficácia da TCC pode melhorar quando combinada com outras abordagens de tratamento, como medicamentos e grupos de apoio mútuo, como Alcoólicos Anônimos ou Narcóticos Anônimos. Mas, a pesquisa mostrou que as habilidades desenvolvidas por meio do tratamento de TCC geralmente são sustentáveis ​​e permanecem com o indivíduo por muito tempo após a conclusão da terapia. 

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